quinta-feira, 8 de abril de 2010

Enfim, 29.

Filhote amado,

Este é o meu primeiro aniversário contigo presente (ano passado não conta, a mãe nasce junto com o filho). Tudo ficou diferente.

Quero e devo comemorar meus “29”. Motivos não faltam. Mas vai ser diferente de todos os aniversários até aqui.

Explico:

Desde sempre, até os 25 (desde quando eu começei a escolher o que fazer num aniversário), encontrava com os amigos para, sem meias palavras, beber todas. E bebia. E ria. E tinha dores de cabeça no outro dia. Dia 9 de abril era dia da dor de cabeça. Dia da ressaca anual. Dia da boca gosto de cabo de guarda-chuva.

Depois, com 26, nada. Era páscoa. Sem comemorações. Passei o domingo em casa lendo qualquer coisa que nem lembro o quê.

Nos 27 foram os amigos mais uma vez, festinha bacana, mas sem bebidinhas (pelo menos, não pra mim). Foi o começo de outra fase.

No ano passado, não comemorei o aniversário. Estava às voltas com a tua chegada em alguns meses. Aniversário não importava, as coisas já estavam girando em torno de ti: pensamentos, ações, alegrias, preocupações...

Hoje está com cara de todo dia. Mas não é ruim. É só diferente.

Talvez porque as minhas comemorações agora sejam pelos pequenos (enormes) momentos contigo, pelas risadas, pelo prato vazio depois do teu almoço, pelo final da tua gripe, pelo sorriso na saída da escolinha... Taí o sentido pra mim agora.

Por isso, neste aniversário, talvez o mais importante não esteja em reunir todos os amigos, fazer festas mil. Obviamente os amigos continuam muito importantes, assim como encontrá-los. Mas a fase agora é outra. Agora é hora de sentir o cheiro de criança em casa, de fazer cócegas e dar risada depois do banho, de fazer bagunça no chão da sala, de dormir cedo e acordar de madrugada. E é tudo tão bom, mesmo que bastante cansativo.

Quem sabe no ano que vem tente reunir os amigos, beber refrigerante, comer brigadeiro, etc.?

Enfim, talvez eu esteja tão compenetrada correndo atrás de ti (que já estará um menino “voador”) que quase esqueça do dia do meu aniversário. Igualzinho como aconteceu hoje e como vem acontecendo desde o ano passado, quando passaste a ser mais importante que qualquer aniversário enchendo de alegria a minha vida com a tua “presença”.

3 comentários:

  1. amiga, não liguei ontem, não mandei mensagem, não fiz nada de útil pra te desejar um feliz aniversário e dizer o quanto és importante pra mim.

    mas sei que sabes que desejo tudo de melhor nesse dia e em todos os dias da tua vida. desejo que curtas todos os momentos do ignácio, que ele não tenha mais gripes. e, principalmente, desejo que aprendas a lidar com essas pequenas dores de ser mãe [as dores da impotência por não poder sentir dor no lugar dele, ficar gripada no lugar dele, sofrer de amor no lugar dele]. e mesmo não podendo isso, tenho certeza que farás da forma mais linda o que te cabe: estar ao lado dele sempre.

    enfim, parabéns atrasados. da amiga atrasada!

    beijo, beijo, beijo

    ResponderExcluir
  2. Fê, querida, parabéns. Meu constrangimento por não ter telefonado já foi transmitido pela Mari.
    Beijos
    SC

    ResponderExcluir
  3. Fezuca,
    todos os meus parabéns!! Sempre. Mas ainda mais por este, como o do ano passado, ter sido, sobretudo, o aniversário da mãe do Ignácio. Que se doa como ninguém. Muitos beijos, já com saudades.

    ResponderExcluir